A sua Farmácia Homeopática em Curitiba
cliente@homeopatianilocairo.com.br
(41) 9922-3255    
(41) 3019-1465
Início > 7 Mitos sobre a Homeopatia

7 Mitos sobre a Homeopatia

Mitos Sobre Homeopatia

Alguns mitos comuns sobre a homeopatia

A especialidade médica é muito utilizada em vários países do mundo, principalmente na Índia, Inglaterra, França e Alemanha. No Brasil, começou a ser mais utilizada no início do século XIX, por um médico francês, Benoit Mure, que trouxe a técnica da homeopatia para o Rio de Janeiro. Mesmo após três décadas de ter sido reconhecida como especialidade médica no Brasil, a homeopatia ainda gera muitas dúvidas na sociedade. Esclaresca abaixo sete mitos sobre a prática:

1 – Não é necessário receita médica para a homeopatia

Mito. A homeopatia, como as demais formas de tratamento, é umas especialidade médica, reconhecida em 4 de julho de 1980 pelo Conselho Federal de Medicina. Como qualquer modalidade da medicina, a homeopatia necessita da consulta, análise e receita de um especialista para dar início ao tratamento. 

2 – Todas as doenças podem ser tratadas com homeopatia

Mito. A homeopatia trata doenças crônicas e mentais, com sintomas frequentes, e com medicamentos que devem ser usados durante um certo tempo para apresentar resultados efetivos. Por exemplo, não existem medicamentos homeopáticos que conseguem substituir a insulina para uma pessoa diabética, ou anticonvulsionantes para pessoas com epilepsia. Esses remédios são mais fortes para que consigam fazer efeito rapidamente nessas condições. Nesse caso, a homeopatia é indicada como tratamento complementar.

3 – Resultado da homeopatia é lento

Mito. O resultado pode aparecer tato lenta como rapidamente. Isso acontece pois o remédio estimula as defesas naturais do corpo, e isso faz com que o corpo responda e mostre resultados dependendo das condições de cada paciente. Uma criança que pegue uma infecção de garganta, por exemplo, vai reagir mais rápido do que um idoso com o mesmo problema. Isso acontece pois o sistema imunológico da criança é mais forte do que o sistema imunológico do idoso.

4 – Homeopatia tem efeito placebo

Mito. O efeito placebo é quando um efeito não específico, isto é, a um efeito que não deriva diretamente da ação farmacológica de um dado medicamento. Explicando de forma mais simples: é quando você acredita tanto que a doença vai ser curada, que você acaba se curando, muitas vezes sem ser pelo efeito do remédio. Isso não acontece pois a farmácia homeopática trabalha com medicamentos reais, porém diluídos. 

5 – O remedio homeopático não pode ser tocado com as mãos

Mito. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, tocar um remédio homeopático com as mãos não interfere em nada no seu efeito. Na fármacia ele deve receber os mesmos cuidados de um medicamento tradicional, como não ser exposto a luz e calor excessivo para não perder a atividade biológica.

6 – Pode usar à vontade que não faz mal

Mito. Como qualquer outro medicamento, os remédios homeopatas possui componentes químicos, por mais mínimos que sejam. Se tomados em excesso ou de forma errada, podem gerar problemas para o paciente que os utiliza.

7 – Não há contraindicações para utilizar a homeopatia

Mito. A dinamização do remédio (sua potência), pode provocar reações adversas no paciente, como ocorre em qualquer outro tipo de medicamento ou tratamento convencional.
 

Gostou de nossas dicas? Faça seu pedido e comprove a funcionalidade de nossa medicina.